métodos de pesquisa
Para realizar uma pesquisa de cunho científico é de fundamental importância que o pesquisador tenha uma clara distinção dos diversos tipos de conhecimento e uma sólida fundamentação epistemológica.
Classificação dos tipos de pesquisa.
2.1.Quanto à Natureza
2.1.1. Pesquisa Básica
Tem como objetivo principal a busca do saber.
2.1.2. Pesquisa
· Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos”.
· Esse tipo de pesquisa é orientado no sentido de reconstruir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes.
· A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção.
· "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa”.
2.1.3. Pesquisa empírica
É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e factual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e factual”.
· A valorização desse tipo de pesquisa é pela possibilidade que oferece maior concretude às argumentações, por mais tênue que possa ser a base factual.
· O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximação prática”.
2.1.4. Pesquisa Aplicada
Busca de solução para problemas concretos e imediatos.
· Muitas vezes pesquisas básicas revelam grande importância