Métodos de observação
427
METODOLOGIA OBSERVACIONAL PARA O ESTUDO DO
BRINCAR NA ESCOLA
Sheila Tatiana Duarte Cordazzo - Universidade Federal de Santa Catarina
Josielly Pinheiro Westphal - Universidade Federal de Santa Catarina
Fernanda Balem Tagliari - Universidade Federal de Santa Catarina
Mauro Luis Vieira - Universidade Federal de Santa Catarina
Ana Maria Faraco de Oliveira - Universidade Federal de Santa Catarina
RESUMO
Um protocolo de observação, para registrar o comportamento das crianças durante as brincadeiras, é uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada pelos profissionais da saúde e da educação. O objetivo desta pesquisa é apresentar os passos da construção de uma metodologia observacional para coletar dados de crianças brincando no ambiente escolar.
Doze crianças de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental participaram da pesquisa. Os resultados auxiliaram na construção de uma metodologia observacional que incluiu a elaboração de um protocolo para orientar os procedimentos dos pesquisadores. Os passos para a elaboração do protocolo envolveram aspectos éticos, com termos de consentimento livre e esclarecido e aprovação de comitê de ética, e metodológicos, com elaboração de procedimentos, busca teórica e definição de categorias. As conclusões apontam que a utilização de um adequado protocolo de observação facilita na codificação dos comportamentos observados conduzindo os pesquisadores a uma discussão mais fidedigna dos resultados.
Palavras-chave: método; observação; brincar.
OBSERVATIONAL METODOLOGY TO STUDY THE PLAY IN THE SCHOOL
ABSTRACT
An observation protocol to register the behaviour of children during playtime is a work tool that can be used for health and education professionals. The goal of this paper is to show the steps towards the building of an observational method for collecting data of children playing in the school environment. Twelve children in a class of the third year