Métodos de observação
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
MÉTODO DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
PROFa. Dra. ALINE VILHENA LISBOA
Roberta Innocencio Ferraz e Ivanei Corrêa Gomes
VÍDEOGRAFIA DO TRÂNSITO DE MACAÉ E REGIÃO: UM LEVANTAMENTO DAS INFRAÇÕES.
Macaé
2014
Introdução
Muito se tem discutido acerca das infrações de trânsito cometidas por motoristas em todo o país. Os números preocupam. Infração é uma soma de falta de educação e imprudência ao volante. Com base na hipótese sobre um alto número de infrações cometidas no trânsito, o presente trabalho buscou realizar uma pesquisa sobre a infração de trânsito, com um levantamento das infrações de transito na cidade de Macaé. O trabalho foi proposto pela professora Aline Vilhena Lisboa da disciplina de Métodos de Observação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá.
Discussão Teórica
Em Agosto de 2013 a Revista Veja trouxe a matéria de capa: Assassinos ao Volante / As mortes no trânsito no Brasil já superam os crimes de homicídio. Os números apresentados na matéria mostraram a triste realidade, e o caos em que se tornou o trânsito urbano em nosso país. Com as mortes causadas no trânsito superando o número de mortos por homicídios ou por doenças. Dentre as infrações mais frequentes nesses acidentes estão: o excesso de velocidade, uso indevido do celular, desrespeito a sinalização, ultrapassagens irregulares, dirigir na contramão e a ingestão de bebidas alcoólicas.
A falta de respeito, de conhecimento das leis e de educação de motoristas e pedestres tem sido a base dessas transgressões.
Noticiários mostram que o grande número de infrações de trânsito faz com que uma grande quantidade de vidas seja perdida. A imprudência e irresponsabilidade dos motoristas compreendem uma combinação perfeita dos problemas existentes.
Método Utilizado
Foi realizada observação dirigida com gravação de vídeo, com uso da câmera digital Sony Cyber- Shot, durante 10 min na