Métodos de observação em psicologia
A Observação Natural (ou quotidiana) é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. Ao observador eram colocadas duas alternativas: * Dissimulado, de modo a não ser notada a sua presença, permanecia exterior à situação. Para tal era necessária a colocação de meios técnicos no local da observação, facto que não sendo de realização imediata poderia igualmente alterar a situação. * Participava na situação sem o estatuto do observador, sendo este o único modo em que não necessitamos de controlar as condições da experiência. É a estratégia utilizada por Piaget no estudo de crianças, mas em que a observação pode estar ligada à interpretação.
Este método consiste na observação sistemática do comportamento humano e animal conforme ocorre natural e espontaneamente no seu meio habitual. Pode também definir-se como a observação e a descrição sistemática do comportamento no contexto em que ocorre naturalmente. É igualmente designada observação ecológica, uma vez que ocorre em meio ecológico.
A observação natural não é necessariamente observação do que ocorre na natureza. Dizer que é observação do comportamento no seu ambiente natural significa que se observa o comportamento em ambientes e situações que não são criados artificialmente.
TIPOS DE OBSERVAÇÃO NATURAL: Há dois tipos de observação natural: a observação natural participante e a observação natural não participante.
1. Observação natural não participante: é um modo de observação em que o observador não interfere no campo observado, isto é, nas actividades que observa. É muito frequente o psicólogo observar sem ser visto (observação oculta). É o caso de quem utiliza um espelho de via única para, por exemplo, observar actividades de crianças num infantário. O psicólogo estuda assim as actividades das crianças sem que elas disso se apercebam (pode também utilizar uma câmara de vídeo escondida).
2.