Tipos de crédito - pessoa jurídica
-> Desconto de títulos é uma antecipação que os bancos fazem às empresas. O banco antecipa o dinheiro e o título fica como garantia. O título continua sendo propriedade do sacador. O banco apenas presta dois serviços: antecipa o valor, descontando os custos do banco, e efetua a cobrança. No caso do beneficiário não liquidar o título, o banco cobra o valor do adiantamento diretamente da empresa.
EXPORT NOTES:
-> As Export Notes são direitos de crédito em moeda estrangeira, gerado em contrato de venda de mercadorias e de serviços para o exterior. Nestes contratos o exportador cede aos investidores os direitos de venda decorrentes dos contratos de exportação, e, em troca recebe moeda local. Ao comprar os direitos de exportação de uma empresa, um importador está aplicando em um ativo indexado à mesma moeda de sua dívida, buscando desta forma proteger-se das oscilações cambiais. Entre as vantagens do ativo está o fato de ser um instrumento para o hedge cambial, ou seja, o investidor que aplica seu dinheiro neste tipo de operação busca proteger-se das oscilações cambiais, o que atrai, principalmente, as empresas importadoras e as multinacionais.
MICRO CRÉDITO:
-> O micro crédito é uma alternativa de crédito para os empreendedores do setor formal e informal, que não têm acesso ao sistema tradicional de crédito, e desejam montar, ampliar ou melhorar seu negócio. O foco do micro crédito é atender o micro empreendedor que não tem garantia real, não pode apresentar um avalista. Tem a função de acreditar no potencial do empreendedor.
A liberação de um micro crédito é baseada principalmente na análise sócio-econômica desse empreendedor, onde é avaliada a intenção e a potencialidade do cliente, análise esta feita pelo Agente de Crédito. Normalmente as instituições emprestam dinheiro para negócios já existente com mais de seis meses de existência. Empresta-se para capital de giro, aquisição de ativo fixo e para reformas ou ampliações do