Geologia do sistema nervoso
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psico- (alma ou actividade mental) e -logía (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afectiva e comportamental. A psicologia moderna tratou de compilar fatos/casos sobre o comportamento e a experiência humana, organizando-os de forma sistemática e elaborando teorias para a sua compreensão. Estes estudos permitem explicar o comportamento dos seres humanos e inclusive anteceder as suas acções futuras.
A psicologia também se pode dividir em psicologia básica (a sua função consiste em gerar novos conhecimentos no que diz respeito aos fenómenos psicológicos) e em psicologia aplicada (tem como objectivo a solução de problemas práticos através da aplicação dos conhecimentos produzidos pela psicologia básica).
Desenvolvimento Observação Na afirmação da nova ciência, a Psicologia define o seu objecto, e estabelece o seu método de trabalho. Os diferentes ramos da psicologia resultam de diferentes modos de abordagem do comportamento humano. Desde a Introspecção ao método clínico, o estudo da psicologia passa pela observação dos fenómenos psíquicos. A realização da observação isolada do método experimental sucede por, em determinadas ocasiões e por motivos práticos ou deontológicos, não ser possível o recurso ao método experimental. Contudo é sempre possível estabelecer hipóteses e recorrer a técnicas de observação que permitam a verificação das hipóteses sem passar pela experimentação. As condições em que essa observação é produzida levam a identificar diferentes formas: Laboratorial - Produzida em condições controladas Naturalista - Elaborada no meio natural em que se desenrola a situação Invocada - Realizada a partir de situações ocasionais e em que as condições não são controladas nem previstas A Observação Laboratorial é utilizada ao nível do método experimental. A realização da