MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
Entrevista: visão geral: minimizar resistências, participação e discussão, entrevistar não é conversar, apurar um melhor resultado final, compreender a organização, quem sabe é quem faz, transmitir uma opinião favorável.
Entrevista: vantagens: O anonimato dá mais qualidade para dar opinião, facilita para quem tem dificuldade de escrever, o entrevistador ganha conhecimento, facilita o desabafo do entrevistado, resgate de informações, esclarece atitudes de chefes e funcionários.
Entrevista: desvantagens: Dificuldade para fazer anotações, freqüência de palpites e adivinhações, envolvimento de maneira emocional, concordar e discordar do entrevistado.
Entrevista: precauções e recomendações: valorizar a informação do entrevistado, Roteiro, evitar críticas, não fazer promessas, não contrariar o entrevistado, domínio do assunto, ser informal e objetivo, linguagem adequada a cada entrevistado, perguntar em tom de voz neutro.
Questionário: condições de aplicação: auxilia a entrevista, quando há falta de tempo, eliminar conflitos entre pessoas, coletar dados quantitativos, aproxima a opinião das pessoas.
Questionário: vantagens e desvantagens: trabalhar em outros problemas, busca de informações, pessoas com dificuldade na comunicação, resistência, medo, falsas informações, múltipla interpretação.
Questionário: recomendações: conhecer os respondentes, poucas palavras, palavras de fácil compreensão, fazer teste piloto, finalidade do questionário.
Observação Pessoal: vantagens: instrumento eficaz quando usado em conjunto com outros. Verificar o que ocorre na área de alcance do olhar, ato involuntário, avaliação no cotidiano, analisar, reciprocidade.
Observação Pessoal: desvantagens: falta de informação, observação equivocada, impressões erradas, mudança do ambiente de trabalho, custos desnecessários.
Observação Pessoal: recomendações: evitar um caráter de inspeção, serem informados, evitar visita surpresa,