Radioatividade
Assunto: Radioatividade
Introdução:
Este trabalho fala sobre radiações, as formas de radiação mais conhecidas e comuns no dia-a-dia, fala também da primeira lei radioatividade e segunda lei, sobre o que foram caracterizadas e etc.
Desenvolvimento:
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com velocidade e energia elevada, que em contato com uma determinada matéria produz efeitos sobre ela. Podem ser originadas a partir de fontes naturais como átomos ou por dispositivos desenvolvidos como rádio e forno microondas. As formas de radiação mais conhecidas e comuns no dia-a-dia são o laser, raios X, rádio AM e FM.
O rádio produz intensas emissões; estas atravessam até mesmo camadas de chumbo que seriam barreiras para os “raios X”; tornam fluorescentes materiais como “sulfeto de zinco” ou “platino cianureto de bário”. Essas emissões exercem ainda efeito energético na destruição de células vivas.
Após alguns estudos, as radiações foram caracterizadas por:
Radiação alfa com baixo poder de penetração;
Radiação beta com médio poder de penetração;
Radiação gama com alto poder de penetração.
1ª Lei: Soddy A primeira lei da radioatividade que diz que o átomo de um elemento radioativo ao emitir partículas alfa origina um novo elemento com massa de 4 unidades reduzidas e número atômico com 2 unidades reduzidas.
2ª Lei: Soddy, Fajans, Russel
A segunda lei da radioatividade diz que quando o nuclídeo de um elemento radioativo libera partículas β se transforma em um novo elemento com mesma massa e uma unidade a mais no número atômico.
Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transformar em um novo elemento químico denominando de transmutação natural. Quando isso ocorre de forma induzida denomina-se transmutações artificiais.
Natureza das emissões
A emissão radiativa é constituída de partículas de carga positiva, partículas de carga negativa e ondas