Giachetti
CAPÍTULO 1
1. Na atualidade, muitos sistemas corporativos são projetados sem uma perspectiva holística. Além disso, ao reparar um problema, é comum que as decisões instantâneas sejam tomadas por muitas pessoas diferentes, dificultando ainda mais a visão da empresa como um todo.
2. Pois o termo empresa abrange todos os tipos de organizações, e organização é um termo usado para descrever um dos pontos de vista da empresa.
3. O diferencial das empresas virtuais em relação a outras, é que elas são criadas para explorar uma oportunidade de mercado, e que assim que a necessidade é suprida, a empresa é extinguida.
4. A metodologia de resolução de problemas é constituída pelos seguintes passos: Primeiramente detectar o âmbito do problema, e depois disso realizar o projeto da solução. Faça uma avaliação da solução e caso não seja satisfatória, repita o processo.
5. O projeto de alto nível é o projeto de um sistema técnico, que se apresenta como um subsistema empresarial (como um sistema de contabilidade de uma empresa). Quem o desenvolve é o arquiteto de sistemas.
6. Fornecedores, demanda, gerente de logística, funcionários, entre outros.
7. Um projeto que substitui um processo manual de pedidos de compra para um sistema online pode ser chamado de reengenharia de processos pois certamente surgiu da necessidade de otimização do processo, implementando assim o sistema online.
8. O diferencial é a finalidade de suas funções. O arquiteto corporativo deve ter uma visão holística da estrutura organizacional para que tenha uma estratégia eficaz ao lidar com as informações e os processos empresarial. Já o arquiteto de sistema, projeta sistemas de alto nível de conhecimento técnico.
9. A engenharia empresarial utiliza de alguns métodos da engenharia de sistemas, modificando conforma a necessidade, produzindo projetos singularizados. Além disso, conta com o elemento humano como diferencial.
10. É importante