Métodos de Custeio
Introdução
Os métodos de custeio são ferramentas atualmente imprescindíveis para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Esse fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e as características das empresas. Os métodos de custeio mais utilizados que serão abordados nesta pesquisa que são (custeio variável, custeio baseado em atividades e custeio absorção versus variável) são aplicados nos mais diversos tipos de corporação, sejam comerciais, industriais, de serviços, ou, ainda, públicas ou privadas. Ressalta-se que nenhum dos métodos é perfeito e resolverá todos os problemas das empresas. Mas em compensação os mesmo irão facilitar os resultados e consequentemente agilizar a tomada de decisão. Método do Custeio por Absorção:
O método de custeio por absorção é considerado básico para a avaliação de estoques pela contabilidade societária para fins de levantamento do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. No custeio por absorção, todos os custos de produção comporão o custo do bem ou serviço. As despesas não fazem parte do custo do bem ou serviço (CPV– custo do produto vendido ou CSP – custo do serviço prestado), ou seja, são lançadas diretamente no resultado, enquanto que os custos, tanto diretos quanto indiretos, são apropriados a todos os bens e serviços. Para obter o custo dos bens ou serviços, a partir do custeio por absorção, a empresa pode proceder de duas maneiras:
a) alocar os custos diretos (materiais diretos e mão de obra direta) pela efetiva utilização, visto que são custos relacionados, diretamente, com a produção, sendo possível verificar seu real consumo nos bens ou serviços e rateio dos custos indiretos, que são os itens que não estão diretamente relacionados com a fabricação dos bens ou serviços, a partir de estimativas, ou seja, de bases de rateio;
b) dividir a empresa em departamentos de serviços (executam serviços auxiliares