Inclusão na proposta pedagógica
CURSO PEDAGOGIA
ISAURA silva neta oliveira
INCLUSÃO NA PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA: Relação e desafios
GOIÂNIA
2014
ISAURA silva neta oliveira
INCLUSÃO e A PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA: Relação e desafios
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Educação inclusiva e libra; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação e tecnologia em educação;Cidadania, diversidade: relações étnico-raciais Seminário interdisciplinar III.
Prof. Edilaine Vagula
Prof.Sandra Vedoato
Prof.Vilze Vidotti
Prof. Cyntia Simioni
Prof. Fabio Luiz
Prof.Carlos Eduardo Gonçalves
GOIÂNIA
2014
INCLUSÃO e A PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA relação e desafios
Para que essa inclusão aconteça, deve começar na educação infantil (creches e pré- escola) e compreender a nova situação em que as crianças estão inseridas nessas instituições. A inclusão deve ter em mente, que a mesma é determinada por representação sociocultural de cada comunidade, sendo que ela tem uma grande importância nesse processo de inclusão para a aceitação dos que necessita, quanto daqueles que irão conviver com pessoas especiais.
A deficiência no ser humano não é um tema novo, em qualquer de suas modalidades, todavia a inclusão é algo moderno e exclusivo dos tempos contemporâneos. Obviamente a preocupação com a proteção dos portadores de deficiências é um tema bem recente e muito discutido. Ao se entrar numa escola supõe-se que todos os alunos que ali ingressam estão em condições de aprender. No entanto, existem diferenças individuais, incapacidades para aprender e pessoas especiais que necessitam de cuidados diferenciados. A Educação Especial nada mais é que a adaptação de meios e métodos que facilitem o aprendizado de crianças diferentes que necessitam de cuidados extras e específicos. Com essa priori, é inadmissível à escola não aceite ou receba essas crianças em seu âmbito escolar. Quando