Métodos de Combate á Corrosão
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA TUPY – CURITIBA
SOLANGE DE A. S. DE OLIVEIRA
MÉTODOS DE COMBATE À CORROSÃO
CURITIBA
ABRIL/2014
SOLANGE DE A. S. DE OLIVEIRA
MÉTODOS DE COMBATE À CORROSÃO
Este trabalho será apresentado ao Centro de Educação Tecnológica Tupy, na Disciplina de Corrosão, ministrada pelo Prof.(a) Marister O. Froehlich, como requisito nota para a 2ª Parcial do 2º módulo do curso Técnico em Metalurgia, turma 3MT121.
CURITIBA
ABRIL/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associada a esforços mecânicos. Ao se considerar aplicação de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que esses resistam à ação do meio. O processo corrosivo pode incidir sobre materiais metálicos como aços ou as ligas de cobre e nos materiais não metálicos como plásticos, cerâmicos ou concretos.
Existem variados tipos de corrosão e por essa razão foi desenvolvido diversos métodos para combate-las. Alguns desses processos e suas características serão descritos a seguir.
2. COMBATE A CORROSÃO
A uniformidade completa dos materiais em composição, estrutura e se possível às vizinhanças, seria as condições ideais para que a corrosão fosse completamente evitada. Porém, é impossível atingir essas condições, mas pode-se minimiza-las consideravelmente.
Quando um material em determinado meio é capaz de passivar (formar película protetora de produto de corrosão) e manter essa passivação por tempo indeterminado, ou tempo necessário de acordo com o projeto envolvido torna-se resistente a corrosão.
Existem diferentes métodos para controlar a corrosão e para decidir o meio de combate a ser usado, é preciso analisar o tipo de material, os meios corrosivos a que será