COCO
A palestra foi ministrada por Wendel Amorim, a fim de divulgar a premiação de design internacional, que escolhe as marcas que se destacaram ao se reposicionarem e redesenharem suas identidades visuais.
Com o objetivo de contribuir para a valorização do trabalhador do setor do comércio, por meio da educação e da capacitação profissional, o SENAC foi criado em 10 de janeiro de 1946.
Por muitos anos, o SENAC obteve vários logos em sua marca. Inicialmente, as logomarcas eram confusas, pesadas e muita das vezes remetiam há algo relacionado aos Serviços Públicos, que desde a década de 1970 o governo usava esse tipo de tom usado na logomarca. Além disso, havia vários logos da mesma marca para diferentes ideais, o que enfraquecia a credibilidade institucional, fazendo com que não passasse a ideia de “Sistema integrado” e muitas vezes o público não associava o contexto de globalização da comunicação da empresa. Por confundir o público constantemente, a falta de unidade na comunicação, após inúmeras revisões, foi optado um logo que fosse abstrato, tendo total consciência que assim seria algo que fixaria na mente do público alvo.
Com o logo insistido pela marca SENAC, podemos observar que não é bem vista, uma logomarca que não transmita a sua ideia de forma direta, com clareza, posicionamento e segurança. Na incessante busca pela visibilidade e excelência, foi necessário se adequar aos padrões estabelecidos para uma logomarca leve, clara e unificada. “Um só SENAC, uma só logomarca”, foi essa a proposta feita e a meta atingida pela agência Packaging Brands e lançada pela agência Ogilvy & Mather.