Questões RPCAF

1503 palavras 7 páginas
Ao conhecer os conceitos da Unidade 01 e ler o Texto complementar caracterize a importância da formação de redes para o desenvolvimento regional.
A política regional tradicional trabalha sobre um modelo de crescimento concentrado, voltado para a distribuição territorial da renda e do emprego mediante a aplicação de incentivos e a realização de investimentos em infra-estrutura.
Destarte, nos dias atuais, o acentuado processo de globalização vem exigindo cada vez mais uma maior flexibilidade das estruturas das organizações, principalmente no que tange as suas dimensões operacionais.
Nesse contexto, tem-se que as Redes de Cooperação apresentam-se como instrumentos para fomentar o desenvolvimento regional a partir da atuação conjunta entre governo, universidades e redes de empresas, reunindo asim diferentes capacidades de inovação, disseminando o conhecimento, promovendo a eficiência produtiva e estimulando o desenvolvimento sustentável. Nesse modelo a comunidade local pode se envolver direta e coletivamente na solução dos problemas mais urgentes, ainda que com alguma forma de centralização que coordena esforços locais. Trata-se de um meio de assegurar uma distribuição mais justa das decisões que envolvem a coletividade, consubstanciando-se em uma importante estratégia na busca de soluções mais efetivas dos problemas coletivos.
A rede, portanto, permite a criação de uma democracia deliberativa, sendo parte importante de um projeto igualitário-democrático.

Atualize o Quadro 8 da apostila (pags. 68 – 72) tornando-o adequado à sua realidade, observando a prestação de serviços públicos dentro de sua região (localidade, podendo ser percebido como Município ou Estado).

DENOMINAÇÃO
CONCEITO
EXEMPLOS
Administração
direta
É composta por órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios e secretarias.
Secretarias de Estado
Autarquia
Entidade autônoma, criada por lei

Relacionados