métodos contraceptivos
Como conhecer o interior da Terra?
Dois tipos de métodos:
• os métodos diretos
• os métodos indiretos
Existem diversos métodos diretos de estudo que consistem em observar diretamente os materiais que existem no interior da Terra:
Afloramentos rochosos à superfície da Terra
As rochas que existem no interior da Terra surgem também à superfície.
Minas e poços abertos para exploração.
Sondagens
Perfurações efetuadas em locais, que chegam a atingir vários quilómetros de profundidade, permitem obter dados de zonas mais profundas da crusta terrestre.
Material expelido pelos vulcões
Apesar das alterações que o magma possa sofrer na sua ascensão, é possível tirar conclusões sobre a composição químico-mineralógica dos materiais que constituem o interior da Terra.
Todos estes estudos, realizados através de método diretos, embora importantes, fornecem-nos informações que abrangem apenas uma zona superficial do globo.
Foi só quando se descobriram métodos indiretos de estudo que o conhecimento sobre o interior da Terra se desenvolveu.
Ondas sísmicas
A trajectória das ondas sísmicas está sujeita a alterações. Sempre que as características do meio em que se propagam sofrem modificações (composição, estrutura e rigidez do material), a trajetória varia.
Meteoritos
O Sistema Solar teve uma origem comum, logo, o estudo dos outros astros, nomeadamente dos meteoritos, permite obter informações sobre os materiais constituintes do interior da Terra.
Campo del Cielo ou El Chaco (Argentina)
1969
37 toneladas
Geomagnetismo
A Terra pode ser considerada um íman gigantesco. O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas