Psicologia Social III
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA- DPS/CECH
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL III
PROF.: Lívia Godinho Nery Gomes
Alunas: Ananda Rosa Santos
Islane da Silva Melquiades
Mariana Siqueira Menezes
São Cristóvão/SE,
Fevereiro, 2015
Ananda Rosa Santos
Islane da Silva Melquiades
Mariana Siqueira Menezes
RELATÓRIO DE TRABALHO ETNOGRÁFICO REALIZADO EM CENTRO ESPÍRITA DE ARACAJU
Relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina Psicologia Social III, ministrada pela Profª Lívia Godinho Nery Gomes.
São Cristóvão/SE,
Fevereiro, 2015
A Psicologia Social se caracteriza por sua interdisciplinaridade, tanto ao nível deprodução de teorias quanto ao nível metodológico. Ao aproximar-se da Antropologia, portanto, os psicólogos sociais encontram na etnografia um dos tipos de pesquisa qualitativa que pode trazer respostas a problemas específicos sobre como ir a campo de forma a produzir resultados válidos (Neves, 2006).
Segundo Arilda S. Godoy (1995a apud Neves, 2006), a pesquisa qualitativa parte de questões amplas, que se definem ao longo do estudo, não havendo hipóteses estabelecidas a priori, separação sujeito-objeto, neutralidade científica, generalização, manipulação de variáveis, etc. Este tipo de abordagem se caracteriza pela obtenção de dados descritivos, procurando “compreender os fenômenos estudados segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo” (Godoy, 1995b, p.58 apud Neves, 2006). Outra particularidade da pesquisa qualitativa que é importante ressaltar é que ela busca os dados em seu ambiente natural. Assim, a habilidade e a experiência do pesquisador são fundamentais na coleta destes dados. Entre os dados coletados podem-se incluir: entrevistas, fotografias, desenhos e extratos de vários tipos de documentos (Neves, 2006).
A etnografia, por sua vez, é uma descrição densa. Afinal, o que o