Métodos Contraceptivos
São pílulas combinadas que contém dois hormônios sintéticos, o estrogênio e a progestogênio, semelhantes ao produzido pelo ovário da mulher.
Anticoncepcional Hormonal de 35 pílulas
São minipílulas que contém apenas um tipo de hormônio (progesterona) que podem ser usadas durante a amamentação.
Vasectomia
É uma cirurgia simples e rápida, que se faz em homens que não desejam mais ter filhos. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível, porque, depois de feita a cirurgia, é muito difícil recuperar a capacidade de ter filho.
Referência: Manual do Ministério da Saúde
Pílula do dia seguinte
A poslov é conhecida como “pílula do dia seguinte” é uma medicação de emergência que serve, exclusivamente para impedir a gravidez quando há uma relação sexual de risco sem métodos contraceptivos inibindo a ovulação até 72 horas após o ato sexual.
Referência: www.kaplan.org.br/projetovalesonhar
Camisinha Feminina
É um tubo feito de um plástico macio, fino e resistente, que já vem lubrificado e é colocado dentro da vagina para impedir contato do pênis com a vagina.
A camisinha feminina é eficaz para proteger da gravidez e de DST/HIV/AIDS.
Deve ser usada em todas as relações sexuais, antes de qualquer contato do pênis com a vagina.
Referência: Manual do Ministério da Saúde
Ligadura de Trompas
É uma cirurgia simples realizada na mulher para evitar a gravidez. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível.
Nessa cirurgia as duas trompas podem ser cortadas e amarradas, cauterizadas ou fechadas com grampos ou anéis. A ligadura de trompas age impedindo que os espermatozoides se encontrem no óvulo.
Preservativo Masculino
Consiste em um envoltório de látex que recobre o pênis durante o ato sexual e retém o esperma por ocasião da ejaculação impedindo o contato com a vagina assim como impede que os microorganismos da vagina entrem em contato com o pênis e vice-versa. É um método que além