método do Questionário
Escola: ______________________________
Prof. _______________________________
Nome: _______________________________
QUESTÃO 1
Potyra (As lágrimas eternas)
A linda e meiga Potyra amava o jovem e valente chefe da tribo, o guerreiro Itajibá, o braço de pedra. Ambos encontravam-se, frequentemente, nas areias brancas do rio, onde permaneciam durante horas admirando a natureza e trocando juras de amor, enquanto aguardavam o casamento.
Certo dia, veio a guerra. A tribo foi atacada por inimigos, partindo Itajibá para a luta. Ansiosa, Potyra esperava sua volta caminhando às margens do rio.
Muito tempo depois, os guerreiros regressaram informando à jovem que o chefe guerreiro havia morrido. Inconsolável, Potyra voltava todos os dias à praia a chorar sua grande perda. Sensibilizado com sua dor, Tupã, o Deus do Bem, transformou suas lágrimas em diamantes. Desta maneira, as águas levavam as preciosas pedrinhas até a sepultura do guerreiro como prova do seu eterno amor.
ANDRADE E SILVA, Walde-Mar de. Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros. São Paulo: FTD, 1999
Potyra esperava a volta do guerreiro Itajibá
(A) procurando diamantes.
(B) admirando a natureza.
(C) trocando juras de amor.
(D) caminhando às margens do rio.
QUESTÃO 2- No trecho: “Inconsolável, Potyra voltava todos os dias à praia a chorar sua grande perda.”, a expressão em destaque significa chorar
(A) o desencontro dos guerreiros.
(B) as dificuldades da vida.
(C) a morte de seu amor.
(D) as tristezas da guerra.
QUESTÃO 3
A galinha dos ovos de ouro
Um homem tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Achando que por dentro ela era só ouro, matou-a, mas não encontrou nada de diferente das outras galinhas. Assim, em vez de descobrir o enorme tesouro que esperava, perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava.
ESOPO, 550ª.C. Fábulas de Esopo.porto Alegre: L&PM,2009.
A fábula “A galinha dos ovos de ouro” ensina ao leitor que
(A) não se deve ser