Método determinação de óxidos principais por gravimetria e complexometria
1- Análise gravimétrica,determinação de SiO2. INTRODUÇÃO
A análise gravimétrica é um método macroscópico que envolve,normalmente, amostras relativamente grandes em comparação com outros procedimentos analíticos quanti¬tativos. É possível obter alto grau de acurácia e, mesmo nas condições normais de laboratório, alcançar resultados reprodutíveis com margem de 0,3 a 0,5%.
A base da análise gravimétrica é a pesagem de uma subs¬tância obtida pela precipitação de uma solução, ou volatilizada e subsequentemente absorvida. É essencial que, no método escolhido, a forma do pre¬cipitado do elemento ou íon a ser determinado seja muito pouco solúvel e que não ocorram perdas apreciáveis du¬rante a separação por filtração e pesagem do precipitado. Após obtenção e filtração, o precipitado ainda precisa ser tratado. Além da água da solução, o precipitado pode con¬ter quatro outros tipos de água: água adsorvida , água ocluída, água sorvida , água essencial. O composto químico dióxido de silício, também conhecido como sílica, é o óxido de silício cuja fórmula química é SiO2. Em seu estado natural pode ser encontrado em diversas formas diferentes. Possui 17 formas cristalinas. A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Também é usado na fabricação de cimento Portland.
Além da produção de água, a calcinação de precipitados leva comumente à decomposição térmica, envolvendo a dissociação de sais em ácidos e bases como, por exemplo, a decomposição de carbonatos e sulfatos. As temperaturas de decomposição dependem, obviamente, das estabilida-des térmicas.
OBJETIVO
Determinar óxido de SiO2 ,preparar e padronizar soluções.
MATERIAIS
Béquer de 100 mL
Erlemeyer de 250 mL (2 por grupo)
Pipeta volumétrica de 50 mL
Pipeta volumétrica de 20 mL
Balão volumétrico de 250 mL, 500