método de Niosh
Em 1980, nos Estados Unidos, sob iniciativa do National Institute for Ocupational Safety and Health – NIOSH, patrocinou-se o desenvolvimento de um método para determinar a carga máxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho – NIOSH – Work Practices Guide for Manual Lifting (1981).
Para isto, um grupo de pesquisadores reuniu-se para a formulação de um método consistente sobre o assunto, levantando referências bibliográficas de todo o mundo e concluíram que este método deveria levar em conta quatro aspectos básicos:
• O Epidemiológico => Que é o estudo das doenças, sua incidência, prevalência, efeitos e os meios para sua prevenção ou tratamento (Barbanti, 1994).
• O Psicológico => que considera o comportamento humano numa determinada situação. No caso do trabalho, observamos que a imposição de certas tarefas depende da aceitação do próprio trabalhador;
• O Biomecânico => levando em conta as estruturas e funções dos sistemas biológicos, usando conceitos, métodos e leis da mecânica;
• O Fisiológico => estudando as funções do organismo vivo. Procurou-se por meio da fisiologia do exercício, estudar as funções do organismo em relação ao trabalho físico.
O Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional ( NIOSH) , nos Estados Unidos , propôs um método empírico para avaliar, sob a perspectiva ergonômica , as tarefas de movimentação manual .
A avaliação é realizada por uma equação que analisa os limites de carga admissível com base no tipo de tarefa , caracterizado pelas posições tomadas durante o aperto e tanque de carregamento, características da carga , freqüência de levantamentos e tempo de trabalho .
O objetivo do método é prevenir ou reduzir a ocorrência de lombalgia entre os trabalhadores e aliviar outros problemas músculos-esqueléticos associados com levantamentos de cargas como braços e dores nas costas .
Seleção de mensagens para analisar
O primeiro passo antes de aplicar a equação é a