TRABALHO SOBRE ERRO E DOLO
PROAUDI
Curso de Especialização em Auditoria
Disciplina: Grafodocumentoscopia
Profa. Telma Melo
TEMA DO TRABALHO:
ERRO E DOLO
LUIZ CARLOS BRASILIENSE CANUTO
Fevereiro/2012
INTRODUÇÃO
Abordar o tema erro e dolo nos levará a uma reflexão mais apurada sobre o mesmo, uma vez que desde criança já temos uma noção e já incutimos em nossa formação ética e moral o que de fato possa vir a ser um erro, sem, no entanto, nem ouvir falar em dolo. Para nossos pais, tudo aquilo que não era certo, certamente era erro; e assim crescemos nessa compreensão.
Hoje, já formados, temos o dever de distinguir melhor as coisas numa perspectiva dialética de transformação contínua do aprendizado.
Nesse sentido devemos aprofundar o tema sob o aspecto mais geral, objetivando oferecer uma visão mais ampla possível ao pesquisador.
FUNDAMENTAÇÃO
Iniciemos a abordagem epistemológica das palavras a partir do dicionário Michaellis (2009)
(©1998-2009EditoraMelhoramentosLtda.©2009UOL
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues): erro er.ro
(ê) sm (der regressiva de errar) 1 Ato de errar. 2 Equívoco, engano. 3 Inexatidão. 4 Uso impróprio ou indevido. 5 Apartamento da honestidade ou da justiça. 6 Desregramento, mau comportamento. 7 Conceito equívoco ou juízo falso. 8 Doutrina falsa. 9 Culpa, falta. 10 Prevaricação. 11 Abuso. 12 Tip Tudo o que não confere com o original. 13 Em técnica, designa todas as pequenas diferenças residuais do valor exato, devidas a defeitos inevitáveis dos instrumentos. Antôn (acepções 1 e 2): acerto. E. absoluto, Mat: erro sem consideração dos sinais positivo e negativo. E. barométrico: erro no tempo de oscilações de um pêndulo, em razão da mudança da pressão atmosférica. E. crítico, Inform: erro que interrompe o processamento ou pára o computador. E. da agulha: desvio da agulha da bússola pelas massas magnéticas a bordo do navio. E. de apreciação: falsa interpretação. E. de aproximação,