Método alternativo para tratamento de resíduos
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO
Laboratório - Módulo IV Noturno
Prof. Patrícia Procópio
Alunos: Bárbara Chagas, Camila F. Moreira e Carolina Rossi
TRATAMENTO ALTERNATIVO DE EFLUENTES: Avaliação De Carvão Ativado e de Sílica Como Adsorventes Para Amostras Com Corantes
Belo Horizonte
1º Semestre 2013
1. Objetivo * Avaliar tratamentos de amostras contendo corante e sódio por meios filtrantes de areia e de carvão ativado. * Avaliar características físico-químicas como pH e condutividade.
2. Introdução
Os corantes apresentam grande diversidade estrutural que provém de diferentes grupos orgânicos e diferentes tecnologias de aplicação. A presença de corantes nos efluentes é facilmente visualizada, ou seja, afeta a estética, a transparência da água e a solubilidade de gases nos corpos receptores e reduz a capacidade de reaeração dos corpos hídricos em função da redução da penetração de luz solar e consequente alteração dos processos de fotossíntese (GUARATINI; ZANONI, 2000). Isso leva à busca de um método eficaz e de custo baixo para eliminar corantes de águas residuais.
O carvão ativado é um adsorvente que apresenta características adequadas para a implementação em escala industrial, pois possui alta capacidade de adsorção, baixa reatividade térmica, resistência a grandes variações de pH no meio, baixa relação custo-benefício e abundância, além da possibilidade de regeneração do adsorvente e recuperação do contaminante para a reutilização de ambos (BARROS, 2001).
Na adsorção, os compostos permanecem adsorvidos na superfície do adsorvente pela ação de diversos tipos de forças químicas como: Ligações de Hidrogênio, Interações Dipolo-Dipolo e Forças de London ou Van der Waals. O carvão ativado é muito utilizado em tratamento de água, ele elimina cor, odor, mau gosto e substâncias orgânicas dissolvidas através do mecanismo de adsorção. Sua principal