Métados de coloraçao
MÉTODOS DE COLORAÇÃO
Os métodos de coloração têm como objetivo facilitar a observação das bactérias e diferenciá-las de acordo com suas características tintoriais.
As bactérias são microscópicas e medem de 0,3 por 0,8µm até 10 por 25µm. As espécies de interesse médico medem entre 0,5 a 1 por 2 a 5µm, daí a importância dos métodos de coloração no auxilio à visualização desses minúsculos seres vivos.
___1 metro____ = micrômetro = 1µm.
1 000 000
# MÉTODO DE COLORAÇÃO DE GRAM
A coloração de Gram baseia-se na diferença das paredes celulares das diversas bactérias e como estas serão coradas de forma distinta. As bactérias denominadas Gram negativas possuem uma fina camada de glicoproteína recoberta por uma espessa camada formada principalmente por lipoproteínas e substâncias lipídicas. Já as consideradas Gram positivas possuem uma única e espessa camada de glicoproteína. Esta coloração é bastante utilizada porque a maioria das bactérias cora-se por este método.
A maioria dos cocos é Gram positiva com exceção dos gêneros Neisseria e Veillonella que são os únicos Gram negativos.Assim também acontece com os bacilos, sendo a maioria Gram negativos. Entre os bacilos Gram positivos incluem-se aqueles pertencentes aos gêneros Corynebacterium, Listeria, Bacillus, Lactobacillus e Clostridium. Os víbrios são Gram negativos.
ETAPAS DA COLORAÇÃO DE GRAM
Colocar a cultura ou colônia em uma lâmina de microscópio limpa » Adicionar salina estéril (caldo não há necessidade) » Passar a lâmina com o esfregaço sobre a chama do Bico de Bunsen » Cobrir o esfregaço com solução de Cristal Violeta (corante) » Lavar em água corrente ou com uma pisseta » Cobrir o esfregaço com solução de Lugol fraco (mordente) » Lavar com água » Lavar com álcool absoluto ou álcool-acetona até que não saia mais corante » Lavar com água » Cobrir o esfregaço com fucsina » Lavar com água e secar suavemente com papel.
Após secar