farmacia
Os genes são os elementos fundamentais ligados à hereditariedade. Um gene é constituído por uma seqüência de ácidos nucléicos, exercendo funções reguladoras e codificantes. Desta forma, o gene que codifica uma determinada proteína codifica não apenas essa proteína, mas também as regiões que regulam a produção da mesma.
É no gene que as informações genéticas dos indivíduos são transmitidas de pai pra filho. O gene é, sem dúvida, um dos elementos que determinam as características dos seres vivos, pois é através destes que são determinadas as proteínas.
Os genes estão dispostos linearmente nos cromossomos. Um cromossomo é uma longa seqüência de DNA, que contém vários genes, e outras seqüências de nucleotídeos com funções específicas. É a estrutura dentro da célula que armazena o DNA dos seres vivos. Em cada cromossomo, o DNA fica como uma fita enrolada em espiral. O ser humano possui 23 pares de cromossomos, sendo que o último determina o sexo do indivíduo.
Mapas genéticos
Mapa genético ou mapa de ligação é o mapa dos cromossomos de uma espécie onde é revelada a posição relativa dos genes dentro de um intervalo da seqüência de nucleotídeos que compõem uma molécula de DNA.
Um mapa genético é semelhante a um mapa de uma cidade com informações específicas como: bairro, rua, casa, etc. É muito importante termos um mapa do genoma humano, para que possamos conhecer, especificamente, cada segmento de um cromossomo.
Para se obter um mapa genético é preciso levar em consideração dois fatores: Se os genes estão localizados nos cromossomos de posição linear e que quanto maior for a taxa de recombinação gênica, maior será a distância entre os genes e vice-versa.
Atualmente, com a possibilidade do uso de marcadores polimórficos se tornou relativamente simples localizar genes. O mapeamento é de grande importância, pois permite a identificação de novos genes e mais do que isso, nos leva a um caminho que possibilita a descoberta de suas