Mães e pais que valem por dois em dez milhões de lares
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do (a) tutor (a) Prof. Melquiades Neto.
Cruz das Almas
2013
INTRODUÇÃO
Mães e pais que valem por dois em dez milhões de lares
O surgimento de novos arranjos familiares, as novas faces de trabalho no mercado, com o aumento exponencial do fenômeno do divórcio, as exigências e a maior competitividade a nível laboral, trazem mudanças pelas quais não estava enraizada na nossa realidade social, vivenciadas nos dias de hoje. Com essas mudanças a base da composição familiar moderna do tipo que não existe regras básicas de parentesco. Filho morando só com um dos pais( devido ao divórcio) casais sem filhos, união homossexual.
Para alguns não é um estilo de família, mas justamente a falta de estilo é pré-determinado e assim surgem novas formas de família, ou seja, novas famílias compostas pela qual a sociedade não está habituada a observar.
Em relação à sociedade brasileira, mudaram-se os termos democráticos e na composição plural nas relações familiares. Com gêneros e gerações, são fundamentais compreendermos a complexidade e a diversidade das relações familiares no Brasil. Com novas mudanças as intermediações da sociedade no ponto de vista das pessoas com várias reações adversas.
Cada vez mais a população vai tomando uma certa maneira de viver, de modo positivo e negativo, na forma de composição familiar (mãe e filho) restringindo à situação dos mesmos, desencadeando sentimentos e emoções que podem dificultar a prestação dos cuidados, por outro lado, para o bem estar de ambas as partes, é fundamental que se proceda de forma técnica adequada para famílias modernas em sociedade...
Entrevista com Daniela Santana Ursulino, nascida aos 03/08/1991, mãe solteira de Daniel Santana