Máscaras e mecanismos de defesa
Todo ser humano tem necessidade de viver em segurança. Interessante que uma das prioridades natas do recém nascido é a segurança. Daí o medo do recém nascido de cair. É um medo preventivo contra a queda. Não fomos feitos para a queda!!
Todo ser humano tem a necessidade de ser respeitado e amado. A criança nasce chamando a atenção para si própria, com medo de ficar só, sem proteção. Toda vez que um bebê fica só , se sente desprotegido e desrespeitado. Ainda mais quando é agredido com palavras ou fisicamente, a criança sente-se não amada, e o choro já é sinal de um sentimento ferido. Procurando ter segurança, ser respeitado , ser amado, não rejeitado, não agredido, ou mesmo não cair mais em armadilhas destruidoras de emoções, o ser humano constrói mecanismos de defesa ou máscaras.
SUPEREGO: é a vontade de nos mostrar superiores, ou pelo menos super no sentido de se mostrar invulnerável, ou infalível. O superego se evidencia com mais intensidade muitas vezes em função da auto-estima negativa, e desejo de se impor ou de não sofrer novos desrespeitos e desonra e desfeitas.
POR CAUSA DO SUPEREGO CRIAMOS MECANISMOS DE DEFESA OU MÁSCARAS.
MECANISMOS DE DEFESA OU MÁSCARAS É a forma como queremos que os outros nos vejam, ou como encobrir o que temos medo que os outros vejam como pensamos ou sentimos que somos.
Se faltou a atenção, ou amor, arruma-se uma forma de ter essa atenção ou amor. Se houve excessos no cuidado, ou mesmo excesso no suprimento, cresce-se sem conhecer limites ou certezas de segurança e auto estima, o que impede o crescimento sadio, e a mascara é da insegurança, timidez, medo, etc.
• Para a falta de atenção dos pais ( a busca de atenção das pessoas pode ser feita de várias formas, e um comportamento comum para esse caso é procurar descontroladamente abraços e carinhos podendo cair na prostituição, homossexualismo ou adultérios. EX: Livro “A diferença que o