ETAPA 2 ATPS psicopatologia
Passo 1
Filme: “Dom Juan DeMarco”.
O filme conta a história de um homem, jovem homem conquistador, um romântico e admirador da beleza feminina. Don Juan de Marco assim declarado por ele. O filme se inicia com ele sendo internado em uma clínica psiquiátrica por ameaçar se matar e foi convencido a não fazê pelo Dr. Jack Mickler que entra na fantasia do rapaz fingindo ser Don Octávio del Flores. Fascinado com a história do Rapaz que se dizia ser Don Juan, o terapeuta prestes a se aposentar pede o caso para que ele pudesse acompanhar. O homem que se dizia se chamar Don Juan usava uma máscara, mascará essa usada por ele em todas as circunstâncias e situações, pois havia feito um juramento de não retira-la mais, e vestia roupa de cavalheiro, declara ter tido relação com mais de mil mulheres.
O Terapeuta decide não dar a medicação a seu paciente Don Juan, mesmo tendo delírio, foi um acordo feito pelos dois, assim ele falaria de sua estória de vida, estória está que fascinou e acaba influenciando o seu terapeuta, mudando assim o comportamento e visão do psiquiatra sobre a questão do Amor, onde começou a mudar seu relacionamento pessoal com sua esposa.
O jovem Don Juan criou um mundo seu próprio universo onde ele fantasiava e passa suas experiências de românticas. A relação entre paciente e terapeuta se torna algo forte entre ele como uma relação de pai e filho, um filho desorientado e imaturo. È assim que o terapeuta trata seu paciente, que sem perceber se envolveu e se deixou influenciar pela vida e forma de pensar e agir de seu paciente. Como dizia Jung que a questão de transferência e contransferência entre paciente que ajudava para essa transformação e que no decorrer dos atendimentos tanto o paciente como o terapeuta fazia trocas e eram transformados.
O terapeuta começa e investigar a vida de Dom Juan e a colher dados, e informações que vão demonstrando um jovem que criou um mecanismo de defesa de seu ego para