mármore, basalto e granito
MÁRMORE
O mármore é uma rocha metamórfica vinda do calcário que pode apresentar vária cores dependendo da composição de seus minérios, entre eles está o feldspato, a mica.
O mármore recebe o nome de rocha metamórfica por ser formado a partir das transformações físico-químicas que o calcário sofre a temperaturas e pressão elevadas. Por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcário.
Em nosso país, as concentrações maiores de mármore estão no estado do Espírito Santo.
BASALTO
O Basalto é uma rocha ígnea vulcânica de cor escura, composta de plagioclásio cálcico e piroxênios. Apresenta textura de grãos finos, podendo ter pequena quantidade de material vítreo. O basalto tem uma composição química muito constante,com variação no teor de SiO2 entre 45 e 55%. Os teores de Cálcio, Ferro e Magnésio são elevados e o de Potássio é reduzido. O magma que formou os basaltos é o anidro, por isso é difícil de se encontrar minerais hidratados.
Por sua resistência e dureza, o basalto é muito utilizado na pavimentação de ruas e estradas.
GRANITO
O Granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosso, mais resistente que o mármore por ser formado basicamente por quartzo, feldspato e micas. O quartzo é um material incolor e translúcido, o feldspato atua como condicionante da característica cromática de rochas silicáticas, permitindo uma coloração rosada, avermelhada e creme acinzentado na rocha.
Na maioria das vezes, as matrizes das rochas silicatadas são de cor negra, devido a presença de minerais máficos, micas e anfíbolas. Os minerais máficos correspondem aos silicatos ferro-magnesianos.
Os granitos mais claros são chamados de leucocráticos e possuem menor quantidade de ferro-magnesiano. O quartzo e o feldspato compõem cerca de 85 a 95%da rocha.
Referencias bibliográficas: www.infoescola.com, www.mundoeducacao.com