Mármore Granito e Basalto
APLICAÇÕES
A praticidade, durabilidade e requinte são os fatores atrativos dos consumidores na escolha de materiais como o mármore e o granito. Mas é importante ressaltar que é preciso saber escolher as pedras adequadas para cada tipo de utilização e combinar com outros elementos da construção.
Estas pedras podem ser bastante similares na aparência, porém apresentam utilizações distintas em função de suas características próprias, cuja origem encontra-se na sua composição. O mármore, por exemplo, é um material mais macio e, portanto, menos resistente a riscos que o granito. Além disso, o carbonato presente em sua constituição reage com ácidos, alterando a sua coloração, o que também limita o seu uso.
Dependendo do tipo de utilização final pretendida, ambas as pedras podem apresentar acabamento lisos ou ásperos. Em ambientes internos, normalmente são utilizadas pedras lisas e impermeabilizadas com produtos especiais, que evitem manchas. Já em ambientes externos, recomenda-se o uso de mármores ou granitos sem polimento, ou seja, com aspectos mais rústicos, que não escorregam.
APLICAÇÃO MATERIAL
Cozinha
Mármore: Não deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade.
Granito: Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.
Banheiro
Mármore: Em bancadas e paredes, não há restrições. No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso. Não deve ser utilizado no piso do boxe.
Granito: Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas.
Piso Interno
Mármore: A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual devem ser evitados no andar térreo.
Granito: Sem restrições, embora seja recomendável impermeabilizar o contra piso no andar térreo.
Piso externo e borda de piscina
Mármore: Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.