Máquina a gasolina
• Envolve mistura de ar(O2) e combustível (gasolina)
• A máquina a gasolina funciona em 4 etapas, no entanto o mais habitual é 4 tempos.
• 1º Tempo – Admissão
Entrada do gás no cilindro de combustão. É um processo isobárico, ou seja, não há mudança de pressão. Durante o processo a temperatura não ultrapassa 400K e apressão é aproximadamente 1 atm.
• 2º Tempo – Compressão
A mistura sofre uma transformação adiabática, ou seja, não há troca de calor entre os meios. Durante esse processo a pressão está entre 8 a 15 atm e a temperatura está entre 600 e
700K
• 3º Tempo – Combustão e expansão
Uma faísca produzida pela centelha, provoca a reação de combustão do combustível. Tal combustão gera uma pequena explosão, que é responsável pelo aumento súbito da temperatura e da pressão. Esse processo também é adiabático, portanto não há trocas de calor entre os meios.
Nesse processo a temperatura fica por volta de 2300 a 2700K e a pressão fica entre 30 a 50 atm.
• 4º Tempo – Exaustão
Nessa etapa abre-se a válvula de escape e o gás que se encontra no interior do cilindro escapa, com pouca variação de volume, para a atmosfera, reduzindo-se a pressão de 1 atm e a temperatura ambiente
O ciclo de Otto é composto por esses quatro tempos. O fim do quarto tempo significa o fim de um ciclo de Otto.
Após completar o último tempo o ciclo recomeça, ou seja, volta ao 1º tempo.
Através da imagem ao lado podemos ver os quatro tempos de funcionamento do ciclo de Otto
No processo real parte da energia é perdida por conta do atrito. O valor desta perda influencia diretamente no quesito rendimento. Quanto maior o rendimento do motor, menor será a perda de energia por conta do atrito ou outras situações desconsideradas acima.
O rendimento do motor a gasolina está entre