Fisica
No âmbito de Física, foi-nos proposto realizar uma pesquisa sobre as Maquinas Térmicas, aqui deixo uma definição do tema; máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura.
Normalmente, as máquinas térmicas retiram calor da fonte quente e o joga para a fonte fria, o que define sua eficiência. Uma máquina térmica tem maior eficiência se transforma mais calor em trabalho, transferindo, portanto, menos calor na fonte fria. As máquinas térmicas utilizam energia na forma de calor (gás ou vapor em expansão térmica) para provocar a realização de um trabalho mecânico. Por isso o cilindro com pistão móvel é um dos principais componentes dessas máquinas: o gás preso dentro do cilindro sob pressão, quando aquecido, expande-se, deslocando o pistão e realizando trabalho.
Apesar dos diferentes tipos de máquinas térmicas, elas obedecem às seguintes características: recebem calor de uma fonte quente (reator nuclear, coletor de energia solar, fornalha a combustível, etc.); conservam apenas parte deste trabalho; rejeitam o calor que não foi usado para um reservatório chamado de fonte fria.
Nas páginas seguintes, o tema será mais profundamente explicado e mostrado da forma mais clara possível.
Espero que este trabalho que realizo com muito esmero seja de suma importância para o leitor.
Máquinas Térmicas
A história conta que o homem desde a antiguidade procura inventar aparelhos que facilitem a execução de tarefas diárias, traga conforto, ou ainda, que permitam a superação de suas limitações. Até meados do século XIX grande parte da energia gasta para algum processo era oriunda de tração animal. A primeira máquina térmica de que se têm registros é a máquina de Heron. Esta é uma máquina a vapor que foi construída no século I d.C. com o objetivo de divertir as pessoas. Ela é composta de um recipiente fechado, exceto por duas saídas posicionadas de tal forma que permitem a saída do vapor do líquido,