My documents
EMENTA
* Introdução à história dos conceitos, técnicas e organizações de comunicação no país. Desenvolvimento da atividade profissional do jornalista, do radialista, do publicitário e do relações públicas no Brasil. Relação com a realidade brasileira. Estrutura e organização de trabalho. Os gêneros e os diferentes tipos de produto e a ética profissional.
OBJETIVOS
* Transmitir ao aluno uma visão geral das profissões como parte do processo de comunicação, mostrando sua relação com os demais processos. Abordar a mídia de massa como formadora de opinião. Analisar os gêneros mais utilizados em cada uma das áreas, capacitando o aluno na utilização das linguagens e terminologia específicas de cada área, na compreensão da estrutura da área de comunicação e de suas funções e na análise dos diversos tipos de comunicação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA * BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de Consumo. São Paulo, Martins Fontes, 1981. * MACHADO, Arlindo. Televisão Levada a Sério. 2001 * SÁ MARTINHO, Luís Mauro. Comunicação: troca cultural? São Paulo: Paulus, 2005. * TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais. São Paulo, MBooks, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR * CATALÀ, Josep. A forma do Real. Introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011. * LAGE, Nilson. A estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006. * KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo, Prentice Hall, 2006. * FILHO, Gino Giacomini. Consumidor versus Propaganda. São Paulo, Summus, 2008. * SANTOS, Reinaldo. Vade Mécum da Comunicação. São Paulo, Destaque, 1995
O QUE É COMUNICAÇÃO? * A primeira ideia que surge é a situação de de diálogo, onde duas pessoas (emissor-receptor) conversam. * Trocam ideias, informações ou mensagens. * O fenômeno não se restringe exclusivamente ao envolvimento entre duas pessoas. * “ Sem maiores problemas, aceitamos a ideia de que os animais se comunicam, bem como a comunicação realizada entre aparelhos