My Doc's
Chamamos de esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espaço cuja distância ao centro é menor ou igual ao raio R. Considerando a rotação completa de um semicírculo em torno de um eixo e, a esfera é o sólido gerado por essa rotação. Assim, ela é limitada por uma superfície esférica e formada por todos os pontos pertencentes a essa superfície e ao seu interior.
Volume
O volume da esfera de raio R é dado por:
A área de uma superfície esférica é obtida pela fórmula:
O volume de uma esfera é dado pela fórmula
Onde r é o raio da esfera e π é a constante
Partes da esfera
Superfície esférica A superfície esférica de centro O e raio R é o conjunto de pontos do espaço cuja distância ao ponto O é igual ao raio R. Se considerarmos a rotação completa de uma semicircunferência em torno de seu diâmetro, a superfície esférica é o resultado dessa rotação.
A área da superfície esférica é dada por:
Zona esférica
É a parte da esfera gerada do seguinte modo:
A área da zona esférica é dada por:
Na geometria, segmento esférico é chamado o sólido definida por corte de uma esfera com um par de planos paralelos.
Ele pode ser visualizado como um tampão esférico, com um topo truncado e, portanto, corresponde a um tronco esférico. A superfície do segmento esférico (excluindo bases) é denominada zona esférica.
Se o raio da esfera é designado R, e o raio do segmento esférico bases de R1 e R2, e a altura do segmento (a distância entre os planos paralelos) é chamado h, o volume do segmento esférico é:
A área de uma zona esférica, o que exclui as tampas superior e inferior, que é expresso pela fórmula:
Calota esférica
É a parte da esfera gerada do seguinte modo:
A área da calota esférica é dada por:
Uma calota esférica, em geometria, é a parte de uma esfera cortada por um plano. Se tal plano passa pelo centro da esfera, logicamente,