MVC2
2014
MVC (Model-View-Controller)
A motivação preponderante do modelo MVC é possibilitar que uma mesma aplicação atenda a diferentes tipos de usuários, cada um com a sua própria interface. Assim sendo, é uma arquitetura de software que separa a lógica de controle (Controller), a interface do usuário (View) e a lógica da aplicação (Model) em três componentes distintos, de forma que modificações em um componente possa ser realizada com o mínimo de impacto nos demais componentes. Mais especificamente, possui como pilar sustentador a separação da lógica do domínio da aplicação da interface com o usuário, visto que alterações em tais camadas são direcionadas por interesses diferentes e em circunstâncias diferentes. As três camadas componentes de tal paradigma seguem abaixo:
· Modelo
O modelo contém o núcleo funcional da aplicação. Dessa forma, representa os dados e as regras de negócio que controlam acessos e atualizações a esses dados. Ademais, não possui qualquer informação sobre a interface com o usuário.
· Vista
Corresponde às classes que representam os elementos na interface com o usuário. Todos os objetos que o usuário pode ver e responder diretamente na tela, tais como: botões, caixas de texto, etc.
É esta camada que recebe a entrada de dados e apresenta o resultado.
Assim sendo, acessa o dado através do modelo e especifica como aquele dado deve ser apresentado. É, pois, responsável por manter a consistência em sua apresentação quando o modelo muda.
· Controle
O controle é responsável por intermediar, isto é, traduzir interações com a
Vista em ações a serem executadas pelo Modelo. Portanto, torna-se de fácil percepção que seu cerne é selecionar a vista apropriada, isto é, dizer como esta deve se comportar, baseado nas interações do usuário e no resultado das ações do modelo.Há dois tipos de MVC: MVC1