Mutaçoes
Mutação Génica
Como irão ouvir 47000 vezes hoje, uma mutação génica é uma alteração do genoma de um indíviduo devido a uma adição, desaparecimento ou troca de um nucleótido na cadeia de DNA, sendo sempre passada à descendência. Mutação génica
Este tipo de mutações é causado por certas substâncias denominadas agentes mutagénicos como por exemplo: Gás mostarda, radiações de elevado nível energético ( raios X, raios gama, raios UV, etc.).
Mutação Génica
As consequências deste tipo de mutações resultam do facto de um erro na cadeia de nucleótidos do DNA poder levar à formação de uma proteína deficiente que não cumpre a sua função especifica prejudicando a célula que a formou e, consequentemente, prejudicando todo um organismo.
Expressão de uma mutação génica De todos os tipos de mutação que iremos referir, este é o menos grave, dado que uma mutação génica nem sempre se expressa. Isto devido a dois fatores:
O A redundância do código genético, uma vez que o mesmo aminoácido pode ser codificado por diferentes codões. Por exemplo: o aminoácido Leucina pode ser codificado por 4 codões diferentes: CUU, CUC, CUA, CUG; Neste caso independentemente do 3º nucleótido do codão, o aminoácido codificado será sempre o mesmo. Expressão de uma mutação génica
O O facto de a informação para a
síntese de uma determinada proteina não se dispor de forma contínua, mas fragmantada. Isto significa que a mutação pode atingir um nucleótido que, ao ser transcrito, pertencerá a um intrão, não se expressando num aminoácido.
Mutação
Cromossómica
Este segundo tipo de mutação é caracterizado por envolver a alteração de um grande numero de genes no cromossoma, ou mesmo até alterações nos cromossomas em si.
Este género de mutações é muito mais grave que as anteriores pois a probabilidade de não se expresar é mínima. Tipos de Mutações
Cromossómicas
O Numérica: o pior tipo de mutação,
conhecida por causar