Mutaçoes
Curso Profissional de Nível 3 de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade AlimentarMutaçõesTrabalho Elaborado por: Sandra Costa; Tânia Santos Disciplina: BiologiaFormador/a: Jorge FerreiraDezembro, 2011 |
Mutações
As mutações são alterações ou modificações que podem ocorrer em genes ou cromossomas, estas podem ser genéticas, ou cromossômicas, e dentro das cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais. Geralmente as mutações podem ocorrer de duas maneiras, uma delas são os erros que ocorrem durante a replicação do ADN antes de uma divisão celular, esta divisão pode ser a mitose ou a meiose, e a outra são erros que se relacionam com a divisão dos cromossomas, e ocorrem durante uma divisão celular, tanto uma como a outra pode ocorrer antes de o indivíduo nascer como em vida.
Tipos de Mutações
Existem dois tipos de mutações, tais como mutações genicas e mutações cromossomas.
Genicas
As mutações genicas são responsáveis por alterações nos genes e em alguns casos nas proteínas. Estas mutações alteram a sequência de um gene, esta alteração pode ser apenas numa ou em mais que uma base (constituintes da molécula de ADN) do ADN. Estas mutações acontecem quando as bases são adicionadas ou removidas do ADN, alterando a sequência de leitura da molécula. Dentro deste tipo de mutação existem, a substituição de uma só base do DNA que se refere a mutação silenciosa, a mutação com perda de sentido, a mutação sem sentido, a delecção que é a remoção de uma ou mais bases do DNA e inserção que é a adição de uma ou mais bases do DNA.
Cromossomicas
As mutações cromossomicas ou aberrações cromossômicas, são alteração da estrutura (mutação cromossomica estrutural) ou do número (mutações cromossomicas numéricas) de cromossomas. Podem ocorrer nos autossomos ou em cromossomos sexuais.
Mutações cromossomicas estruturais
Provocam alterações na estrutura dos cromossomas, podendo causar perdas de genes, pode também ocorrer erros na leitura