Musicoterapia
Problema:
Qual o efeito da música no tratamento com Autistas?
Justificativa: Nós estudamos a Musicoterapia com autistas para levar até pessoas que não conhecem esse tipo de tratamento, que podem vir a ter parentes ou amigos com autismo, assim, podemos levar a informação sobre esse tipo de tratamento.
Hipótese: Se o terapeuta pode ter acesso a mente do autista por meio da música, então, o terapeuta deve melhorar as relações sociais do paciente entendendo o que se passa na mente dele?
A Musicoterapia: Uma das opções de tratamento para autismo, que é muito pouco conhecida, é a musicoterapia porque ela utiliza a música em todas as suas formas com participação ativa ou passiva do autista, alcançando bons resultados.
Através da musicoterapia o autista pode se comunicar de forma não verbal exprimindo seus sentimentos e como nas sessões o importante é participar e não somente alcançar algum resultado, ela desenvolve a auto estima.
Benefícios da Musicoterapia para Autismo
Os benefícios da musicoterapia para o autismo incluem:
Facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil;
Diminuição dos movimentos estereotipados;
Facilitação da criatividade;
Promoção da satisfação emocional;
Contribuição para organização do pensamento;
Contribuição para o desenvolvimento social;
Ampliação da interação com o mundo;
Diminuição da hiperatividade;
Melhora da qualidade de vida do autista e de sua família. Estes benefícios poderão ser alcançados à longo prazo mas logo nas primeiras sessões pode-se notar o envolvimento do autista e os resultados alcançados são mantidos por toda vida. As sessões de musicoterapia devem ser realizadas por um musicoterapeuta certificado e as sessões podem ser individuais ou em grupo, mas os objetivos específicos para cada um devem ser sempre individualizados. Pesquisas apontam que a Musicoterapia é uma das melhores formas de tratamento para autistas, porém, esse tipo