musicaterapia
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO SILVA NUNES INTEGRADO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
NAYARA SOUZA
MUSICATERAPIA NA SAÚDE MENTAL
BELÉM-PA
2014
INTRODUÇÃO
O que é musicaterapia?
É o uso de música e de seus elementos - som, ritmo, melodia e harmonia - para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. O musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos que visem a restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo. Ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar portadores de distúrbios da fala e da audição ou com deficiência mental. Atua também na área de reabilitação motora e tem efeitos em outras diversas áreas da saúde.
O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticos.A sistematização dos métodos utilizados só começou, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.
A música traz muitos benefícios para a saúde, corpo, e mente tem sido usada por médicos e terapeutas. Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física, pode fazer com que aquele paciente “amuado” e retraído se solte, perca a timidez e se relacione com o meio em que está, facilitando o trabalho dos profissionais e acelerando seu tratamento.
DESENVOLVIMENTO
Indicações
Os musicoterapeutas trabalham com uma grande quantidade de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com