O oleo de lorenzo
Como o Psicólogo poderia atuar:
Família: O psicólogo poderia trabalhar com a mãe o sentimento de culpa atraves da escuta e terapia, que a mesma sente, devido a hereditariedade da doença de Lorenzo, ser passada pela família da mulher. Devido a isso, a mesma tornou-se super protetora com Lorenzo, falando que ninguém o tratava como ela, enquanto sofria por dentro com o sentimento de responsabilidade sobre a doença de Lorenzo.
Com o pai de Lorenzo, o psicólogo poderia trabalhar com a escuta, desenvolvendo assim uma aproximação do pai com Lorenzo, pois, o mesmo acaba afastando-se de seu filho e se focando apenas na procura da cura de Lorenzo, deixando de lado sua presença física e emocional no dia-a-dia de seu filho.
Com os membros da família ( pai, mãe e Lorenzo), o psicólogo poderia realizar um trabalho com o casal (pai e mãe), estabelecendo uma união dos pais entre eles e para com Lorenzo, através de momentos de lazer, como por exemplo: Passeios ao ar livre, em parques ( quando o Lorenzo apresentou uma considerável melhora, em um momento do filme, quando a descoberta de seus pais passa a ter um efeito positivo sobre Lorenzo).
Paciente: O psicólogo na circunstância em que Lorenzo encontra-se, poderia realizar visitas semanais ( estipulando com a família, o número de vezes ao decorrer da semana), estabelecendo um vínculo com Lorenzo, para que assim, pudesse analisar quais as verdadeiras necessidades tanto emocionais quanto físicas de Lorenzo, para que a partir disso possa trabalhar da melhor forma possível suas necessidades.
Podendo trabalhar com a conversa não verbal, se comunicando com Lorenzo, através de gestos e sinais, estimulando-o com estratégias lúdicas, como com a músicaterapia, estímulos visuais como ilustrações, e histórias estimulando sua fantasia e criatividade mental. O psicólogo tem também um papel essencial para levar ao paciente as informações sobre sua doença, como o que está