musicas anos 70
O movimento da jovem guarda e a tropicália começam a perder forças logo no inicio dos anos 70.
Rita Lee diz bye bye para Os Mutantes no inicio da década e em 78 a banda chega ao fim.
Foi a última década do período classic rock.
É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music, no Brasil o estilo deixou sua marca, com a novela
Dancin' Days, da Rede Globo de Televisão (em 1978) e o efêmero sucesso do grupo As Frenéticas.
Rita Lee, que chegou a ter canções gravadas pelas Frenéticas, também gravou canções no estilo.
No mesmo ano, Tim Maia acompanhado pela Banda Black Rio lançou o álbum Tim Maia Disco Club, fortemente inspirado no gênero.
Gilberto Gil, grava em 1979, a canção disco Realce do albúm homônimo, uma possível ode a cocaína.
Surge também o movimento punk, que no Brasil surgiu na Zona Norte de São Paulo, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto norte-americanas e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Apesar de o Joelho de Porco ser a primeira banda brasileira com a propósta do punk, a primeira banda de punk rock brasileira foi o Restos de Nada.
A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor.
O precursor dessas ideias foi o guitarrista
Douglas Viscaino que criou a banda. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais comoAI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.
A incorporação de instrumentos de música erudita no rock já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de