Musica
As primeiras imitações sonoras do homem da pré-história, foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma.
Pensa-se que os primeiros sons estruturados e articulados fundamentados na imitação sonora com base na linguagem foram o caminho da criação de uma linguagem própria que passou pela expressão pessoal e pela imitação dos sons da natureza.
Assim, a ordenação dos sons com intenção comunicativa e expressiva deram origem à música.
Em muitas linguagens actuais (primitivas) um mesmo som pronunciado de diferentes alturas pode ter vários significados. A variedade de formas de expressão oral e auditiva do planeta é imensa.
Muitas culturas comunicam-se através de variações de altura, outras preferem a comunicação rítmica e utilizam um só som. Os dois aspectos têm tanto uma linguagem falada como musical.
O uso dos instrumentos musicais tem a sua origem na necessidade de utilizar sinais acústicos, como informações de caça, aviso de perigo, comunicação entre membros da mesma tribo, etc.
Quando o ser humano tomou consciência de si, procurou as respostas do que não entendia: as primeiras respostas foram mágicas, com as crenças espirituais apareceram as religiões. Para algumas culturas a música teve uma origem divina, porque acreditavam que os sons foram-lhes dados por uma divindade. Noutras, a música tinha uma correspondência directa com o cosmos e com o movimento dos planetas. Assim apareceram as primeiras lendas sobre a sua origem
2- Principais aspectos da música gregaOs gregos estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A própria palavra música nasceu na Grécia, onde "Mousikê" significava "A Arte das Musas". Essa arte abrangia, ao mesmo tempo, a poesia e a dança, e todas essas expressões eram praticadas de modo