Musica
São cinco pontos aos quais devemos prestar muita atenção antes mesmo de o sinal chegar no console de mixagem: o músico, o instrumento, o microfone, o posicionamento do microfone e as condições acústicas em que aquele instrumento que está sendo captado se encontra.
Acústica
parte da física que estuda os sons, sua geração e sua interação com o ambiente
Conceitos básicos: absorção e reflexão, reverberação, eco, ressonância, modos de sala, isolamento etc.
Reflexões: Som direto e som indireto (reflexões)
Direto: viaja diretamente da fonte ao receptor
Indireto: é refletido/absorvido nas paredes, teto, chão, etc.
Grande parte do som é indireto mas ele é mais fraco
Pode ser usado artisticamente para criar ambiência
Filmes, tv, jogos, mixagem em estúdio, etc
Ambiência
Sensação de interação com a acústica do ambiente
Pode-se ter vários efeitos (fenômenos) de ambiência eco, reverberação, ressonância (Modo axial: As reflexões envolvem apenas duas superfícies localizadas uma em face da outra. Modo tangencial: As reflexões envolvem quatro superfícies. Modo obliquo: As reflexões envolvem todas as seis superfícies de uma sala) etc.
E eles dependem do... tempo de atraso das reflexões (tamanho da sala) quantidade de reflexões (absorção da sala)
Propriedades da Ambiência Sonora:
Refração: (O som prefere ir por onde a temperatura é mais baixa. Assim, se há um gradiente (variação gradual) de temperatura na atmosfera, as ondas sonoras se desviam sempre em direção à zona mais fria. A refração leva também à ilusão de que o vento carrega o som. Considerando que um vento extremamente forte sopra a 80km/h, enquanto o som se desloca a 1238 km/h (o mesmo que 344 m/s), fica claro que o vento não teria como carregar o som.
Difração:
Absorção:
Reflexão:
Difusão: difusor de SCHROEDER ou Difusor de Resíduo Quadrático: São módulos cujas divisões estão baseadas em uma sequencia de profundidades fundamentadas em números primos.
Eco
Atraso