musica
O TRABALHO ECUCATIVO
Ariel dos Santos
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser também como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, e a capacidade que a música tem de influenciar na parte física e mental da criança, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a socialização e a inclusão social.
Palavras chaves: Musicalização. Desenvolvimento. Integração. Socialização. Inclusão social
INTRODUÇÃO
Bastam alguns dias de trabalho na educação infantil para comprovar que nem uma outra estratégia pedagógica tem tanta eficácia na construção de conhecimento e no desenvolvimento infantil quando as atividades lúdicas. Isso acontece porque elas podem proporcionar a aprendizagem de uma forma prazerosa e significativa para a criança. O presente artigo tem por objetivo apresentar a musica e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento do ser. Fala como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança. O Artigo fala ainda do papel da musica na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola, um lugar mais alegre e receptivo, também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a musica é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégios de poucos.
A MÚSICA E A MUSICALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA.
É muito difícil definir o que seja música. Inúmeros estudiosos e pesquisadores têm investigado o significado da arte musical chegando a conclusões nem sempre unânimes. A música é uma atividade lúdica muito comum na infância. A Música é composta basicamente por som,