musica e seus desenvolvimentos das habilidades
Com o avanço das pesquisas descobertas sobre as capacidades das crianças, segundo os pesquisadores declararam que o envolvimento musical começa desde a gestação e continua após o nascimento. Segundo BYER (2000) e ILARI (2003) citados por Martins (2004) confirmam que os fetos na 32° semana de gestação já dispõe de sua audição desenvolvida . ILARI (2000) expõe também a importância da música para o desenvolvimento do cérebro . CARDOSO e SABATINI (2000) , citados por ILARI sugerem que a música pode constituir um estimulo de importância para o desenvolvimento do cérebro da criança(2003 p.14) . As atividades desenvolvidas em aula de musicalização em geral podem auxiliar no desenvolvimento do cérebro cabendo o educador planejar, diagnosticar e ajudar o aluno a desenvolver o seu conhecimento vivenciando as diversas formas de “fazer a musica”.
A música esta inserida no meio propiciando diversos resultados , contribuindo para acrescentar competências, desenvolvendo habilidades, dando resultados para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. O desenvolvimento cognitivo acontecera sempre em um todo trabalhando diversas áreas de conhecimento, o professor tem que estar preparado nesse processo, não só trazendo a música e sim sabendo utilizar de maneira que acrescente algo para o aluno.
A relação entre a vida escolar e o cotidiano é o que constitui a vida da criança e no mundo atual que necessita, por isso devemos resgatar na criança de hoje os sentimentos de solidariedade , cooperação, do compartilhar e do prazer.
Partindo do ponto de vista pedagógico, as músicas são consideradas completas “ brincando com música a criança exercita naturalmente seu corpo, desenvolvendo também seu raciocínio e a memória estimulando o gosto pelo canto”. “ Poesia, música e dança unem-se em uma síntese de elementos imprescindível a educação global ( MELLO, 1985, p.35) .
A música possui uma forte ligação com o brincar