Musica popular brasileira
PAULA R DE L
A EVOLUÇÃO DO MPB
COLÉGIO METODISTA
BERTIOGA, 2013
GABRIELLA ROCHA PEGORIN
ISABELE CANOLLI
LETYCIA BRITO JARDIM CORTE
PAULA RODRIGUES DE LIMA
TAYNA GOMES DE CARVALHO ARAÚJO
A EVOLUÇÃO DO MPB Este trabalho faz parte da disciplina Projetos Interdisciplinares, ministrado pela PrfªAngela M. Oliveira Nerys, como parte do processo de Avaliação.
COLÉGIO METODISTA
BERTIOGA, 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PAÍS
2. A ERA DO RÁDIO
A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 1922, com um pronunciamento do então presidente Epitácio Pessoa. Entretanto, as primeiras radiodifusoras do país inauguraram suas transmissões somente em 1923.
Na programação, além dos noticiários, as emissoras começaram a investir na música e nos programas que eram transmitidos “ao vivo” e diretamente aos auditórios, com a participação dos melhores artistas da época.
O rádio foi tomando lugar como importante veículo de comunicação e entretenimento da população brasileira. Comerciantes colocavam rádios em seus estabelecimentos para atrair a freguesia. Era mais rápido transmitir fatos pelas ondas do rádio do que pelos jornais, com o rádio a comunicação sofreu uma nova revolução.
O governo da época era de Getulio Vargas que incentivou o desenvolvimento profissional, técnico e comercial dos profissionais que trabalhavam diretamente nas rádios brasileiras. Mas, ao mesmo tempo em que incentivava o desenvolvimento, o governo censurava aqueles meios de comunicação que eram de opositores do