Musica para ouvir, cantar e aprender.
Turma: Creche III
Ano 2014
Professoras: Carla Rosilda Maier Cintya Regina de Souza Thais Brunch
Tempo estimado: 3 meses
Projeto:
MUSICA PARA OUVIR, CANTAR E APRENDER
Introdução
De acordo com Fonseca (1997, v.1, p.9), vivemos em um mundo onde valorizamos somente o que parece útil, onde existe a constante necessidade de rotular e classificar, valorizamos o que é mais prático e simples, as ações são mais importantes que os desejos os conceitos mais importante que os sentimentos. Existe uma diferença entre usar a música como recurso pedagógico e usar da música, da sua riqueza e do seu encantamento para se alcançar um objetivo.
Acreditamos que o verdadeiro valor da educação musical não está apenas no fato dela auxiliar no desenvolvimento de outras atividades mas sim no fato dela proporcionar para a criança uma outra forma de linguagem onde os sentimentos não são conceituáveis nem descritíveis. Por mais que busquemos palavras não conseguimos transmitir o que a música pode proporcionar ao ser humano. A música desenvolve o potencial imaginativo, a criatividade, a personalidade e além disso, ela possui uma capacidade que é só dela, que é a capacidade de abrir portas para uma outra forma de expressão. A expresso por meio dos sons adquirida através da vivencia musical e não das palavras.
A música nos oferece uma variedade infindável de objetivos simbólicos que podem ser altamente reveladores e transformadores: ela enriquece o espirito, expande nosso universo interior e refina a percepção crítica do ambiente que nos rodeia. (FRANÇA,2001, p2).
Justificativa
Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada na ludicidade, escolhemos a Musicalização na Educação Infantil como proposta para estes primeiros meses, a fim de nortear as nossas ações. Vale ressaltar que a Lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música,