Ouvir, cantar e tocar
LINGUAGENS
Professora: Ana Paula Spagnol
Faixa etária: 4 a 5 anos
Período de realização: 01/03/2014 a 30/04/2014
TEMA
Ouvir, Cantar e Tocar
JUSTIFICATIVA A música esta muito presente na vida de todos nós fazendo parte do universo infantil, desde muito cedo, seja na família ou na escola. Por meio das brincadeiras cantadas, as crianças vivenciam experiências distintas, como: tocar o outro e ser tocada, cantar, movimentar-se, posicionar-se, expressar-se, contrariar-se e, principalmente se divertir, conhecendo os sons e alterações na própria voz. Nos momentos de brincadeiras e cantigas, as crianças interagem e aprendem a cooperar e a tolerar as diferenças entre elas. Nesse sentido percebemos a necessidade de ampliar o repertório musical das crianças, incentivando-as a ouvir, aprender e cantar diferentes musica.
OBJETIVO GERAL Ampliar o repertório musical das crianças desenvolvendo sua percepção auditiva através de brincadeiras relacionadas com as músicas trabalhadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explorar diferentes tipos de sons para que a criança amplie e reconheça diferentes tipos de sons;
Proporcionar diferentes movimentos e ritmos através da dança para incentivar a arte de dançar através de movimentos sincronizados;
Ouvir e conhecer diferentes músicas para que as crianças conheçam as musicas tradicionais de nossa região.
CONTEÚDOS
Sons
Atividades rítmicas
Música
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
As crianças percebem que as musicas possuem ritmos diferenciados; As crianças gostam muito de dançar porem possuem dificuldades em fazer coreografias entendem que dançar é só mexer o corpo; As crianças demonstram interesse por música, conhecem e cantam algumas letras de músicas infantis, porém quando solicitado que cantem alguma música sempre repetem as mesmas músicas (Atirei um pau no gato, Borboletinha, O sapo etc.).
PROBLEMATIZAÇÃO
Como ampliar o repertório musical das crianças desenvolvendo sua percepção