Musica guitar
Todos direitos reservados a KellShark.
ÍNDICE
I. EFEITOS, PEDAIS, PEDALEIRAS & SAMPLES.
Introdução 1. Como tirar o melhor de sua pedaleira 2. Efeitos de Ganho (Overdrive, Distorção, Fuzz e Boost). 3. Efeitos de Modulação (Chorus, Flanger, Phaser, Vibrato/Trêmulo, etc). 4. Efeitos de Ambiência (Delay e Reverb). 5. Efeitos de Tonalidade (Wah-Wah, Equalizers, Filters, Simulators). 6. Efeitos de Pich (Harmonizes, Octaves e Pitch Shifters). 7. Efeitos Dinâmicos (Compressor, Limiter, Sustainer, etc). 8. Efeitos Multiuso.
I - EFEITOS, PEDAIS, PEDALEIRAS & SAMPLES. 1. Como Tirar o Melhor de sua Pedaleira É consenso que não existe um som tão puro como o de um amplificador valvulado com uns pedais analógicos. O problema é que muitos querem vários timbres diferentes, e poucos têm capital para ter uns 4 valvulados com uns 20 pedais. É aí que entram as pedaleiras digitais. As pedaleiras mais completas de hoje, como a Boss GT-8, a PodXT-Live e a Digitech GNX-3000, quando bem reguladas, são capazes de prover um som extremamente convincente, que passa facilmente despercebido e engana muita gente. Entretanto, devido à quantidade de variáveis envolvidas – parâmetros e mais parâmetros –, não é fácil regular um monstro desses. Os mais preguiçosos são os primeiros a jogar a pedaleira de lado e dizer que "pedaleira não presta". Se você quer uma pedaleira, tem que gostar de cutucar. A partir de observações e experiências próprias e extensa leitura de material nos fóruns especializados, posso dizer que cheguei a algumas conclusões que se aplicam a qualquer pedaleira de grande porte. Ei-las:
1) O som vem dos modeladores de preamp. O preamp é a primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de modelar um efeito, porque ele é o ponto de partida para o som; é o preamp que vai definir a "cara" do timbre. Sempre que for começar um patch, zere todas as outras variáveis – equalizadores, delays, modulações e etc. – e somente então comece a mexer no