Musica do primeiro periodo Barroco - fichamento - Grout e Talisca
2279 palavras
10 páginas
MÚSICA DO PRIMEIRO PERÍODO BARROCO- CARACTERÍSTICAS GERAIS: O uso do termo barroco para circunscrever a música de 1600 a 1750 sugere que os historiadores encontram uma certa semelhança entre os atributos dessa música e os da arquitetura, pintura, literatura e talvez mesmo da ciência e filosofia coevas. A palavra barroco foi utilizada como crítica musical no sentido pejorativo no século XVIII.
- CONDICIONALISMO GEOGRÁFICOS E CULTURAIS: As concepções italianas dominaram o pensamento musical deste período. De meados de século XVI a meados do século XVIII foi a Itália a nação mais influente de toda a Europa no domínio musical. Em vez de nação, deveríamos antes dizer região, pois a Península Itálica estava divida em zonas governadas pela Espanha e pela Áustria, nos Estados Pontifícios e em meia dúzia de estados independentes de menores dimensões que de vez e quando de aliavam a uma ou outra das grandes potências europeias. Veneza foi, ao longo de todo o século XVII um grande centro musical, e o mesmo pode dizer-se de Nápoles durante a maior parte do século XVIII. Roma exerceu uma constante influência sobre a música sacra e durante algum tempo foi importante centro da ópera e da cantata; Florença conheceu um período de esplendor no início do século XVII. A Alemanha com uma cultura musical já debilitada se viu submersa pela calamidade da Guerra dos Trinta Anos(1618 – 1648), mas apesar da desunião política, houve gerações seguintes um vigoroso ressurgimento, que teve na música de Johann Sebastian Bach. A base das músicas na época eram italianas.
- A LITERATURA E A ARTE: Tal como a música, também a literatura e a arte floresceram no período barroco. O países Baixos, relativamente estéreis do domínio musical, produziram a pintura de Rubens, Rembrandt e de muitos outros artistas quase tão famosos como eles. Acima de tudo, porém, o século XVII foi um dos grandes momentos da história da filosofia e da ciência: as obras de Bacon, Descartes e Leibniz, de Galileu, Kepler,