Museu
O Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba é o novo nome do Instituto Politécnico Estadual.
Esta é uma das várias modificações que estão sendo feitas para adequar esta instituição ao modelo de ensino profissionalizante proposta pela nova Lei de Diretrizes e Bases.
O Instituto Politécnico Estadual - Ensino Médio e Profissional - foi criado pelo Decreto n.º 10.888, de 11 de janeiro de 1941, e autorizado inicialmente com o nome de Instituto Técnico de Agronomia, Veterinária e Química do Paraná, autorizado a ministrar cursos técnicos de química Industrial, Metalurgia e Desenho Técnico.
Pelo Decreto n.º 295. De 27 de dezembro de 1944, foi reconhecido como Instituto de Química do Paraná e passou a funcionar no Colégio Estadual do Paraná, ganhando autonomia didática e administrativa.
No ano de 1959, criou o curso de Meteorologia e no ano de 1960 criou-se as Habilitações de Eletrotécnica, Agrimensura e Pontes e Estradas.
Pelo decreto Estadual n.º 31.666, de 29 de agosto de 1960, passa a denominar-se Instituto Politécnico Estadual. No ano de 1974, criou-se o curso Técnico em Saneamento.
Através da Resolução n.º 2.977, de 19 de agosto de 1983, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná reconheceu e regulamentou os cursos de 2º Grau Técnico com Habilitação Plena em Eletrotécnica, Química, Agrimensura e Saneamento.
Em 1998 foi iniciado o novo modelo de Ensino Profissionalizante com a criação do Curso Profissionalizante de Técnico em Nível Médio em Eletromecânica, atualmente com 7 turmas em andamento.
Em 2000 foi iniciado o Curso Profissionalizante de Técnico em Nível Médio em Química Industrial, com 9 turmas em andamento.
Ambos já no conceito de Cursos Pós-Médio, isto é, cursos de 1200 horas - 5 períodos de 3 meses - para alunos com o ensino médio já cursado.
Em 2001 foram implantados os Cursos Profissionalizantes de Técnico em Nível Médio em Eletromecânica e Construção